Dia Internacional do Consumidor - 15 de Março
A cada ano que passa, 15 de março tem mais motivos para se
comemorar o dia do consumidor e ainda mais conquistas a serem trabalhadas.
Recentemente, foi noticiada demora no atendimento do PROCON
de Londrina. Fato que não pode acontecer e que, certamente, será sanado, pois
desde Janeiro desse ano o órgão passou a ser conduzido pelo competente Rodrigo
Brum, conhecedor da área e a quem não pode ser atribuído qualquer grau de culpa
pela demora no atendimento do PROCON. Reitero que o novo coordenador tem todas
as condições de sanar os gargalos históricos do órgão e fazer valer os direitos
do consumidor.
O que será muito importante, pois serão anunciadas medidas
de fortalecimento do poder de fogo dos PROCONS. Fundamental medida criada pelo
Governo Federal. Entretanto, a estrutura desses órgãos precisarão de maiores
investimentos do Poder Público, em todas as suas esferas [União, Estados e
Municípios]. De fato, tais órgãos precisarão de corpo próprio de funcionários,
tanto para atendimento ao consumidor, como corpo jurídico para dar
encaminhamento às reclamações e subsídios aos Coordenadores.
Bom exemplo a esse respeito é o PROCON de São Paulo, que é
uma Fundação e, portanto, tem mais autonomia para criar e ter o próprio quadro
de cargos, carreiras e salários.
É fundamental, de todo modo, que consumidores e fornecedores
continuem atribuindo a merecida credibilidade aos PROCONS e, de um lado,
procurem pelo órgão para se informar e reclamar de seus direitos e, de outro, que
atendam os consumidores em suas reclamações, melhorando atendimento aos
clientes.
Para melhorar o relacionamento com consumidores, as empresas
precisam investir não apenas na formação de funcionários vendedores e
marqueteiros, como também no controle de qualidade dos produtos e serviços e,
fatalmente, no pós venda para oferecer digno e adequado tratamento aos clientes
que, satisfeitos, valorizarão esses diferenciados fornecedores.
Outro ponto há se destacar é o crescimento de ações
judiciais que envolvem direito do consumidor. Esse ramo do direito, importante
instrumento do exercício da cidadania, é a cada instante mais estudado e
conhecido por juízes que têm aplicado, de forma crescente, as regras e
princípios previstos no Código de Proteção e Defesa do Consumidor.
Não à toa, cresce a procura por advogados especialistas
nessa área do direito tanto para acionar empresas representando consumidores,
como para prevenção de conflitos com clientes e para a defesa dos interesses
empresariais nessa crescente demanda social.
Flávio Henrique Caetano de Paula, advogado sócio de Caetanode Paula, Spigai e Galli, Advocacia e Consultoria.
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Grato pela contribuição. Flávio