Falha no controle de qualidade: Número de recalls de veículos bate recorde em 2010
Com o avanço do Direito do Consumidor e, notadamente, com as fortes e importantes ações do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor - órgão do Ministério da Justiça, do Governo Federal - os consumidores têm recebido maior proteção e mais informação sobre seus direitos.
Como consequência, as empresas (principalmente, as grandes) sofrem maior cobrança para que respeitem os direitos consumeristas.
Tendo em vista que a maior preocupação do CDC é com a vida, a segurança e a saúde do consumidor, as principais ações do Estado e da sociedade são para garantir maior controle de qualidade de produtos e serviços para que sejam protegidas exatamente, a vida, a saúde e a segurança.
Por esse motivo, a fiscalização de qualidade dos produtos aumentou e com ela o dever das empresas em comunicar defeitos da fabricação para autoridades e consumidores. O resultado é um grande número de chamamentos (os recalls), conforme notícia do link abaixo:
http://www.oablondrina.org.br/noticias.php?id_noticia=22927
A preocupação reside no fato de muitas empresas ainda não se atentarem para suas responsabilidades e continuar lesando consumidores e seus direitos - o que, mais dia, menos dia, afetará, inclusive, o seu lucro.
Como consequência, as empresas (principalmente, as grandes) sofrem maior cobrança para que respeitem os direitos consumeristas.
Tendo em vista que a maior preocupação do CDC é com a vida, a segurança e a saúde do consumidor, as principais ações do Estado e da sociedade são para garantir maior controle de qualidade de produtos e serviços para que sejam protegidas exatamente, a vida, a saúde e a segurança.
Por esse motivo, a fiscalização de qualidade dos produtos aumentou e com ela o dever das empresas em comunicar defeitos da fabricação para autoridades e consumidores. O resultado é um grande número de chamamentos (os recalls), conforme notícia do link abaixo:
http://www.oablondrina.org.br/noticias.php?id_noticia=22927
A preocupação reside no fato de muitas empresas ainda não se atentarem para suas responsabilidades e continuar lesando consumidores e seus direitos - o que, mais dia, menos dia, afetará, inclusive, o seu lucro.
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Grato pela contribuição. Flávio