Recall de veículos Peugeot, Citroën, Jaguar
A PSA Peugeot Citroën do Brasil Automóveis Ltda convocou, em 21 de setembro, os proprietários dos veículos marca Peugeot, modelos 206 e 207, equipados com caixa de câmbio automático e chassis identificados abaixo, a contatarem a rede de concessionárias da marca para atualização do software de controle da injeção eletrônica de combustível.
Modelo | Ano | Chassi inicial(*) | Chassi final(*) |
206 | 2007 | 9362AN6A37B007941 9362EN6A37B008012 | 9362AN6A37B027439 9362EN6A37B027305 |
206 | 2008 | 9362AN6A38B000026 9362EN6A38B000022 | 9362AN6A38B077309 9362EN6A38B081551 |
207 | 2009 | 9362MN6AY9B000842 9362NN6AY9B003431 9362PN6AY9B003593 | 9362MN6AY9B047276 9362NN6AY9B047415 9362PN6AY9B047280 |
(*) Entre os intervalos dos chassis acima, há veículos que não estão inclusos neste recall; pra confirmação, contate a Central de Atendimento Especializado Peugeot.
No comunicado, a empresa constatou a possibilidade de um endurecimento do pedal de freio após o acionamento da partida do veículo com o motor totalmente a frio, durante os quinze (15) primeiros segundos. Este procedimento envolve segurança, pois em caso de endurecimento do pedal de freio o veículo pode sofrer a redução de eficiência na frenagem, com risco de acidente.
A PSA Peugeot disponibiliza a rede de concessionárias da marca, o telefone 0800 703 2424 e o sitewww.peugeot.com.br para mais informações.
No comunicado, a empresa informa que constatou a possibilidade de um endurecimento do pedal de freio após o acionamento da partida do veículo com o motor totalmente a frio, durante os quinze (15) primeiros segundos. Esse procedimento envolve segurança, pois em caso de endurecimento do pedal de freio, o veículo pode sofrer a redução de eficiência na frenagem e com isso causar acidentes.
A PSA Peugeot Citroën do Brasil Automóveis Ltda. convocou, em 21 de setembro, os proprietários dos carros modelos abaixo especificados, equipados com caixa de câmbio automático a comparecerem a um dos serviços credenciados da marca para atualização do software de controle da injeção eletrônica de combustível.
Modelo | Ano | Chassi inicial(*) | Chassi final(*) |
C3 1.6 Flex aut. | 2008 | 8B544878 | 8B547417 |
C3 1.6 Flex aut. | 2009 | 9B500014 | 9B524251 |
(*) Entre os intervalos acima, há veículos que não estão inclusos neste recall. Para confirmação é necessário contatar o Serviço de Atendimento ao Cliente da Citroën.
No comunicado, a empresa informa que constatou a possibilidade de um endurecimento do pedal de freio após o acionamento da partida do veículo com o motor totalmente a frio, durante os quinze (15) primeiros segundos. Esse procedimento envolve segurança, pois em caso de endurecimento do pedal de freio, o veículo pode sofrer a redução de eficiência na frenagem e com isso causar acidentes.
A Jaguar e Land Rover Brasil Importação e Comércio de Veículo Ltda, distribuidor autorizado da marca Jaguar no Brasil, convocou, em 21 setembro, os proprietários dos veículos Jaguar XJ ano/modelo 2003 e 2004 , chassis identificados abaixo, a contatarem o distribuidor para verificação e possível substituição dos tubos de freios inferiores traseiros.
Chassis | ||
SAJAA72J24SG25742 | SAJAA72J54SG25699 | SAJAA72J74SG20617 |
SAJAA72J84SG01753 | SAJAA73V64TG08339 | SAJAA74V54TG12753 |
No comunicado, a empresa informa que poderá haver um atrito entre os dois tubos de freios inferiores traseiros e um dos absorvedores de vibrações, instalado na bandeja protetora do assoalho. No caso de ocorrência de atrito, a região dos tubos afetada poderá sofrer contaminação, fazendo com que a resistência à corrosão dos tubos diminua com a utilização do veículo, diminuindo, assim a resistência mecânica dos mesmos. Consequentemente poderá ocorrer perda da integridade física dos tubos, podendo ocorrer vazamentos de fluido de freio de um ou de ambos os tubos, levando a um aumento no curso do pedal de freio e perda da eficiência de frenagem, simultaneamente com o acendimento no painel de instrumentos da luz de advertência , que informa “nível de fluido de freio baixo”. Existindo com isso a possibilidade de ocorrer acidentes.
Os tubos de freio serão inspecionados quanto à integridade física e à corrosão; o absorvedor de vibração será retirado sem qualquer detrimento ao veículo. Caso encontrem vestígios de corrosão, os tubos de freios e suas conexões serão substituídas por peças novas.
O Distribuidor Autorizado Jaguar disponibiliza o telefone 0800 729 1420 para agendamento e mais informações.
Atenção: o recall envolve os modelos adquiridos da concessionária ou de pessoa física. Se o consumidor tiver qualquer dificuldade para efetuar o reparo/substituição, deve procurar um órgão de defesa do consumidor.
O Procon-SP orienta os consumidores sobre seus direitos e acompanha atentamente convocações desse tipo, como procedimento incorporado à sua dinâmica de trabalho. A empresa deverá apresentar os esclarecimentos que se fizerem necessários, conforme determina o Código de Defesa do Consumidor, inclusive com informações claras e precisas sobre os riscos para o consumidor.
O que diz a lei
O que diz a lei
O Código de Defesa do Consumidor, em seu artigo 10, estabelece que: “O fornecedor não poderá colocar no mercado de consumo produto ou serviço que sabe ou deveria saber apresentar alto grau de nocividade ou periculosidade à saúde ou segurança.
§ 1º O fornecedor de produtos e serviços que, posteriormente à sua introdução no mercado de consumo, tiver conhecimento da periculosidade que apresentem, deverá comunicar o fato imediatamente às autoridades competentes e aos consumidores, mediante anúncios publicitários".
Outra questão importante, que deve ser observada pelos consumidores, refere-se à exigência do comprovante de que o serviço foi efetuado, documento que para sua segurança deverá ser conservado e repassado adiante, em caso de venda. Caso tenha sido comercializado mais de uma vez, o atual proprietário terá o mesmo direito ao reparo gratuito.
Os consumidores que já passaram por algum acidente causado pelo defeito apontado poderão solicitar, por meio do Judiciário, reparação por danos morais e patrimoniais, eventualmente sofridos.
Caso o consumidor encontre dificuldade em efetuar os devidos reparos (falta de peças, demora na conclusão dos serviços, etc.) poderá procurar ajuda - ou efetuar reclamação - da Fundação Procon-SP, que atende pessoalmente nos postos do Poupatempo (Sé - Pça. do Carmo, s/n; Santo Amaro - R. Amador Bueno, 176/258; ou Itaquera - ao lado do Metrô Itaquera), por carta (Caixa postal 3050 - CEP 01061-970 - SP-SP), por fax (0xx11. 3824-0717). O telefone 151 funciona para esclarecimentos de dúvidas e para informar se o fornecedor possui reclamação no Procon-SP. Para consultar o cadastro de fornecedores com reclamações no órgão também é possível consultar o site www.procon.sp.gov.br.
Fonte: PROCON-SP
Comentários
Postar um comentário
Grato pela contribuição. Flávio