Galões de água terão de exibir prazo de validade a partir desta semana
Norma determina 3 anos de validade para garrafões de 10 e 20 litros.
Portaria é do Departamento Nacional de Produção Mineral.
Os garrafões de plástico que acondicionam água passam a ter data de validade a partir da semana que vem. Galões muito antigos, além de serem menos resistentes, podem contaminar a água.
"Ele (o galão) vai se desgastando com as lavagens e vai criando superfícies porosas dentro que acumulam sujera", diz Carlos dos Anjos, engenheiro da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
Três anos é o tempo máximo, segundo especialistas, que um galão aguenta sem sofrer desgaste com limpeza, estocagem e transporte. Por isso uma portaria do Departamento Nacional de Produção Mineral determina que este seja o prazo de validade dos galões de 10 e 20 litros de água mineral comercializados no país.
A partir da próxima quarta-feira, só embalagens com data de validade poderão ser vendidas. "Vai haver fiscalização, e o consumidor de certa forma está sendo protegido, afinal de contas a água mineral é um produto natural", diz Anjos.
Eu quero saber, quem tem que pagar por esse galão? Afinal, compramos o outro, é dever do fabricante ou da distribuidora de água nos trocar este galão, ou não???Precisamos de respostas rápidas do direito do consumidor!!!
ResponderExcluirNão é justo pagar duas vezes pela mesma coisa!
O Fornecedor deve promover a troca do produto. O dever é deles e não podem repassar ao consumidor.
ResponderExcluirO correto é: o vendedor direto recebe o galão do consumidor, sem custo adicional; o mesmo vendedor troca com seu fornecedor o galão, também sem custo, pois o responsável primeiro é o fabricante, que deve arcar com os valores decorrentes de sua atividade.