COMPRAS PELA INTERNET - Como evitar GOLPES?!

A "internet" cresce todos os dias em todos os segmentos. Crescem portanto as transações, as compras em sítios eletrônicos. Vários e vários problemas decorrem dessas transações. São tantos que vou separar as postagens. Nesta primeira, vamos tratar dos golpes, ou seja, de situações em que o consumidor escolhe pelo produto, efetua pagamento e nunca vê o produto, perde o contato com a empresa, que muitas vezes desaparece.


Pois bem, o consumidor deve estar atento. Seguem algumas dicas:


- Se não conhece a loja fisicamente, só conhece o "site", busque o maior número de informações possível, não se contentando com CNPJ. Infelizmente, boa parte dos golpistas conseguem inscrever suas "empresas" e ter um CNPJ;

- Procure por alguém que já comprou e observe se foi tudo bem. Mas, atenção. Alguns golpistas entregam inicialmente alguns produtos de pequeno valor para ganhar a confiança de consumidores e quando estes efetuam compras maiores... Descobrem o problema e que foram lesados;

- Procure por informações com o PROCON daquele município ou daquele estado (sede da "empresa");

- Procure por informações no SINDEC (incluído em "minha lista de Links");

- DESCONFIE de valores muito abaixo dos de mercado;


- DESCONFIE e EVITE compras com depósito em conta;

- Prefira pagamento com cartão de crédito;

- IMPORTANTE: observe a segurança do "site". Verifique se, no momento próprio de efetuar a compra (antes dela, é claro. Mas, no momento de dar seus dados, como CPF, número do cartão de crédito...), se o endereço é seguro. Para tanto, deve iniciar com "https" e não apenas "http", acompanhado de um cadeado ao final do lado direito;

-Os produtos que costumam ser alvo de golpe, são computadores, "notebook's", MP3, ou seja, produtos alvo de consumidores acostumados a navegar na "internet".


Quem foi alvo de golpes como esse, procure imediatamente pela Polícia, registre B. O., procure pelo PROCON e se foi por cartão de crédito, peça à administradora pelo cancelamento imediato, anotando o protocolo de atendimento;


Enfim, muita atenção! É melhor "perder" uma compra promocional do que todo o dinheiro e se sentir lesado. Adiante trataremos das compras saudáveis, sem os golpes. Mas, que não raras vezes, dão muita dor de cabeça ao consumidor!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aluno só pode ser jubilado se Universidade obedecer ao devido processo legal

Consumidor tem direito à substituição de veículo Zero que apresenta defeitos e deve receber indenização

Por que construir esse blog?