Translate

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Eleições para OAB

Vou passar a dedicar parte desse espaço para incentivar o debate acerca da instituição OAB e de suas eleições. Tanto no aspecto de representação dos advogados e advogadas, como também de sua posição de destaque da sociedade civil organizada.

A OAB, durante as eleições gerais (para prefeito, vereador, deputados ...) costuma promover campanhas para o voto consciente e tantas outras. A sociedade - e não apenas a comunidade jurídica - espera que a OAB mantenha sua luta pela cidadania, mantenha-se com credibilidade e legitimidade para tanto.

Para isso, cabe aos advogados e advogadas observar a postura de cada candidatura, pensando não apenas na proximidade de relação que tem com dado candidato ou candidata, mas temos que imaginar, visualizar os candidatos como nossos representantes e verificarmos se continuaremos a nos orgulhar da OAB e ter nela não apenas uma importantíssima instituição de classe, mas de voz ativa da sociedade contra tantos abusos praticados ou permitidos pelo Estado.

Para cobrar voto consciente da sociedade, temos que fazer o dever de casa. Por coerência.

Ao invés da hipocrisia, já decidi e escolhi a coerência.

5 comentários:

  1. Vc tem razão!!! Tem campanha com gente pagando churrasco e cerveja, por aí?! Ué? Isso não é compra de votos? Se não é, como chama? Cadê a coerência da OAB e dos advogados? Falam pra não vender voto, mas estão agindo de que forma?

    ResponderExcluir
  2. Colega, boa tarde. Bem lembrado. De fato, temos que agir com coerência, sob pena de darmos um "tiro no pé" e toda a credibilidade da OAB ser colocada em xeque...
    Um abraço

    ResponderExcluir
  3. "Resposta ao Primeiro anônimo":

    Bem, não de que cidade ou estado está se manifestando... Em Londrina, temos duas chapas para confirmar suas inscrições. De fato, uma delas está promovendo eventos e os custeando (churrascos e outros sempre com cerveja liberada e tudo pago), mas a outra chapa não age dessa forma. Seus eventos são por adesão! Pode se manifestar com tranquilidade, mas devemos ter cuidado com generalizações. Não concordo com eventos pagos, com ou sem cerveja. Justamente, por coerência não concordo. Acredito que a maior parte dos advogados e advogadas, mesmo indo a eventos, não gosta de candidatos com tal postura. Obrigado pela participação...

    ResponderExcluir
  4. "Ao segundo":

    Concordo contigo. Os advogados estão com grande responsabilidade. Mais nesta eleição do que qualquer outra. Obrigado pela manifestação.

    ResponderExcluir

Grato pela contribuição. Flávio