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terça-feira, 5 de maio de 2009

COMPRAS PELA INTERNET - Como evitar GOLPES?!

A "internet" cresce todos os dias em todos os segmentos. Crescem portanto as transações, as compras em sítios eletrônicos. Vários e vários problemas decorrem dessas transações. São tantos que vou separar as postagens. Nesta primeira, vamos tratar dos golpes, ou seja, de situações em que o consumidor escolhe pelo produto, efetua pagamento e nunca vê o produto, perde o contato com a empresa, que muitas vezes desaparece.


Pois bem, o consumidor deve estar atento. Seguem algumas dicas:


- Se não conhece a loja fisicamente, só conhece o "site", busque o maior número de informações possível, não se contentando com CNPJ. Infelizmente, boa parte dos golpistas conseguem inscrever suas "empresas" e ter um CNPJ;

- Procure por alguém que já comprou e observe se foi tudo bem. Mas, atenção. Alguns golpistas entregam inicialmente alguns produtos de pequeno valor para ganhar a confiança de consumidores e quando estes efetuam compras maiores... Descobrem o problema e que foram lesados;

- Procure por informações com o PROCON daquele município ou daquele estado (sede da "empresa");

- Procure por informações no SINDEC (incluído em "minha lista de Links");

- DESCONFIE de valores muito abaixo dos de mercado;


- DESCONFIE e EVITE compras com depósito em conta;

- Prefira pagamento com cartão de crédito;

- IMPORTANTE: observe a segurança do "site". Verifique se, no momento próprio de efetuar a compra (antes dela, é claro. Mas, no momento de dar seus dados, como CPF, número do cartão de crédito...), se o endereço é seguro. Para tanto, deve iniciar com "https" e não apenas "http", acompanhado de um cadeado ao final do lado direito;

-Os produtos que costumam ser alvo de golpe, são computadores, "notebook's", MP3, ou seja, produtos alvo de consumidores acostumados a navegar na "internet".


Quem foi alvo de golpes como esse, procure imediatamente pela Polícia, registre B. O., procure pelo PROCON e se foi por cartão de crédito, peça à administradora pelo cancelamento imediato, anotando o protocolo de atendimento;


Enfim, muita atenção! É melhor "perder" uma compra promocional do que todo o dinheiro e se sentir lesado. Adiante trataremos das compras saudáveis, sem os golpes. Mas, que não raras vezes, dão muita dor de cabeça ao consumidor!

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Grato pela contribuição. Flávio